Total de visualizações de página

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

O Prazer da Paz Interior

Conversando muitas vezes com uma das minhas melhores amigas, notava que ela sempre dizia: queria ser como você. Ai eu me perguntava: ser como? Ela me intitula como uma mulher forte, decidida e impulsiva, e na maioria dos casos, sem sentimento de culpa alguma. Parei pra pensar que eu poderia estar me tornando um monstrinho, por não ter um pouco de sensibilidade. Ta aí, acho que me falta sensibilidade diante de algumas situações na minha vida. Acho que é excesso de racionalidade. Isso não quer dizer que não tenho coração, aliás, tenho demais. Sou muito apaixonada quando quero e carinhosa ao extremo. Mas quando alguma coisa mexe com meu estado de espirito, minha paz interior e meu bom humor eu já dou um jeito de alguma forma. Aí que a minha racionalidade excessiva entra em cena. Sou do tipo que não troco minha paz interior por nada nesse mundo: nem por amor, nem por paixão, nem por dinheiro nenhum. A gente nasceu sozinho, vai morrer sozinho, e pra ser feliz você só precisa de você e mais nada. Essa história de que você é feliz por que tem isso, ou porque tem aquela pessoa, é mentira. Primeiro porque ninguém merece estar responsável pela felicidade de outro alguém  imagina que caos seria. E outra que isso é só um passo para o abismo da decepção. Pessoas se decepcionam porque deixam se decepcionar. Esse negócio de "eu nunca esperava isso" é invenção. Sabia sim! Só que a cabeça racional não funcionava  quando a sua felicidade dependia de outra pessoa. Deixa disso. Amores vem, amores vão. Não se ama só uma vez na vida. Isso é ladainha. Você amou o José, que foi seu primeiro namorado. Amou o João, que conheceu na sua viagem no exterior. E ama o Jorge, que hoje é seu marido. E vai poder amar quantas vezes mais forem necessárias pra seguir uma vida inteira. Ama uma, duas, três vezes, ou mais. Você ama a sua felicidade e o que te faz bem. Assim como felicidade, amores também são passageiros. Agora sua paz interior não pode ser passageira. Mantenha ela intacta dentro de você, mesmo que pra isso seja necessário abrir mão de muitos amores. O amor que é seu hoje, pode ser de outro amanha. Mas a sua paz, é só sua, e não vai ser de mais ninguém.

Por Natália Arantes

Um comentário: