Total de visualizações de página

segunda-feira, 5 de março de 2012

Cinco Minutos

Foi o tempo que eu levei sentada aqui para experimentar e transmitir com papel e caneta o sentido da palavra paz. No meu ponto de vista, paz é estar bem comigo mesma, é estar bem com as pessoas, estar com meu caráter e reputação em dia com a sociedade. Paz, talvez seja também passar um fim de semana em uma casa na montanha, longe da cidade grande e do estresse que o trânsito dela provoca. Estar livre do chefe chato, do vizinho chato, dos colegas traiçoeiros do trabalho, também chatos. Eu fui mais além. E sentada sobre um toco de árvore rodeado de palmeiras, coqueiros e um rio bem silencioso eu compreendi o que seja, talvez, o mais importante significado da palavra. Por cinco minutos me desliguei do mundo. É como se eu tivesse um botão e a luz vermelha tivesse se apagado. Me desprendi de todo e qualquer pensamento, só queria bater um papo com essa natureza que me recepcionou tão bem. Ouvi cada caminhar da água que passava daquele rio próximo tão silencioso. E com uma brisa leve, ouvi cada movimento das folhas daquela palmeira. Ah, os bichos. Esses que a gente só encontra no meio do mato. Confesso que não foi fácil entender a linguagem deles, não estou tão acostumada. Mas o 'papo' rendeu, e concentrada não queria perder o sentido do 'assunto'. Senti o cheiro do mato, o cheiro do rio, o cheiro da brisa leve que passou tão rápido. Mas, pra isso tudo tive apertar o meu botão 'off', me desligar. Em questão de segundos retornei a minha vida real. O grito de uma amiga vindo do chalé me fez perder o ritmo da 'conversa' com os bichos, o aroma da palmeira, o silencioso barulho do rio. Percebei que por cinco minutos entrei em uma estado de hipnose. É como desvendar um mistério da natureza. Esse mistério me mostrou que, para encontrar a paz foi preciso me ausentar um pouco da vida agitada daqui de fora. Deixar o pensamento e a cabeça aberta. É tão fácil,  tão bom. Viajar para montanha, estar bem comigo mesma, e me livrar daquele chefe chato nos traz paz. Mas o maior ( e melhor) sentimento de paz é estar de bem com a natureza e sentir cada sensação que ela pode te mostrar. Tente encontrar isso na montanha, na casa de praia do fim de semana, ou até no parque que você sempre passa quando volta pra casa, mas  não dá a mínima. Se desligue, feche os olhos e experimenta, nem que seja por cinco minutos.

Natália Arantes

Nenhum comentário:

Postar um comentário